Calcular Blocos de Concreto

Com quantos blocos se faz uma parede? Esta é uma pergunta que vem à mente de praticamente todos que estão iniciando uma obra: como calcular blocos de concreto para sua construção. Mas calcular blocos de concreto é difícil? Não se preocupe! Os cálculos de metro quadrado e a quantidade de blocos necessários para a obra são simples e não requerem fórmulas complexas. Acompanhe este texto que nós, da Fábrica de Blocos Medeiros, vamos lhe ajudar.

Afinal, como calcular blocos de concreto por m² de parede para sua obra?

Para calcular a quantidade de blocos necessários para sua construção é preciso em primeiro lugar, saber a área da superfície, depois disso e sabendo o tipo de bloco que utilizaremos, calcular o consumo de blocos por m² desta área.

Para chegarmos a área da superfície, seja ela uma parede, uma fachada ou um teto, meça a largura e a altura das paredes ou a largura e o comprimento do teto e multiplique. Depois disso, você deve subtrair da área todos os vãos de janelas, portas e quaisquer outras aberturas existentes. Abaixo, fizemos um croqui com medidas de exemplo para facilitar o cálculo!

Vamos supor que você tenha que construir um cômodo com blocos de concreto, com as dimensões de 10m por 7m e pé direito de 3m. O cômodo tem uma porta de 0,80m por 2,20m e duas janelas de 1,50m por 1,80m.

Primeiro Passo – Calculando a Área

Perímetro Total do Cômodo = 10m + 10m + 7m + 7m (largura das paredes) = 34m

Área Total = 34m x 3m (pé direito) = 102m²

Área das Aberturas

Janelas = (1,50m x 1,80m) x 2 = 5,4m²
Porta = 0,80m x 2,20m = 1,76m²

Área Total da Superfície Construída = 102m² – (5,4m² + 1,76m²) = 98,36m²

Segundo Passo – Calculando o Consumo de Blocos por Metro Quadrado e a Quantidade de Blocos Inteiros

Para facilitar o processo, criamos uma ferramenta para o cálculo automático de consumo de blocos, conforme as dimensões de cada família (blocos canaleta, blocos de vedação, blocos estruturais, blocos vazados, etc). Assim você não precisa perder muito tempo consultando extensas tabelas de produtos.

Observação: para facilitar os cálculos, arredondamos o índice da calculadora. Assim, 98,36m² passa a ser 99m².

Terceiro Passo – Calculando a Quantidade de Meios Blocos

Agora que já temos a quantidade correta de blocos inteiros a serem utilizados na construção, temos que acrescentar mais 10% dessa quantidade em meios blocos de reposição, a título de perdas e quebras de material.

Utilizando a calculadora acima para escolhermos o tipo de bloco que será utilizado, teremos:

Total de Blocos Inteiros x 10% = Quantidade de Meios Blocos

Portanto, para exemplificar, em uma construção de 99m² como no croqui acima, escolhendo-se um bloco estrutural de 6 MPA de 14x19x39, precisaremos de 1.327 blocos e mais 132 peças de meios blocos.

Atenção!

Os blocos de concreto possuem famílias com tamanhos e características de resistência diferentes. Sempre utilize blocos da mesma família no seu projeto. Isso deixará sua obra mais segura, livre de possíveis rachaduras e imperfeições.